LANÇAMENTO | Festival Circuito Criança Que Lê leva programação itinerante nas comunidades de Caucaia e Santa Quitéria
O Festival Circuito Criança Que Lê , realizado pelo Espaço Cultural Risque e Rabisque, promove, em sua primeira edição, uma programação itinerante cultural voltada às crianças, com foco no incentivo à leitura, à criação artística e à mediação cultural em territórios periféricos e rurais do Ceará. As atividades acontecem na segunda quinzena de fevereiro de 2026 , passando por assentamentos, comunidades rurais e distritos dos municípios de Caucaia e Santa Quitéria .
1/11/20262 min read


O Festival Circuito Criança Que Lê , realizado pelo Espaço Cultural Risque e Rabisque , divulga sua identidade visual realizada por Ella Monstra. A primeira edição promove uma programação itinerante cultural voltada às crianças, com foco no incentivo à leitura, à criação artística e à mediação cultural em territórios periféricos e rurais do Ceará. As atividades acontecem na segunda quinzena de fevereiro de 2026 , passando por assentamentos, comunidades rurais e distritos dos municípios de Caucaia e Santa Quitéria, entre os dias 20 e 21 e 27 e 28 de Fevereiro.
Idealizado a partir da experiência comunitária da Editora e Livraria Risque e Rabisque , sediada na periferia do Tabapuazinho em Caucaia, o festival nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao livro e às práticas de leitura, tendo um formato itinerante, contemplando regiões de periferias, rurais e de assentamentos. A programação proporciona para as comunidades locais ações formativas e lúdicas para crianças que, historicamente, enfrentam barreiras de acesso a bens culturais. Em Santa Quitéria, o festival conta com o apoio direto da Associação dos Moradores do Assentamento da Raposa, fortalecendo a articulação local e o protagonismo comunitário.
Em cada localidade, o Circuito Criança Que Lê realiza dois dias consecutivos de programação , totalizando seis atividades por cidade . As ações combinam oficinas criativas , mediação de leitura e contação de histórias , criando experiências que estimulam a imaginação, o contato com o livro e a produção autoral das crianças
Nova sessão de contação, com histórias que dialogam com o território, a cultura popular e o imaginário infantil.
A proposta do festival reforça a leitura como um direito cultural da criança , articulando literatura, arte e educação em ações acessíveis, sensíveis e territorializadas. O Festival Circuito Criança Que Lê é realizado com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará , por meio da Política Nacional Aldir Blanc , através do Edital de Apoio às Livrarias, Editoras e Cebos .
Serviço:
O quê: Festival Circuito Criança Que Lê – 1ª edição
Quem realiza: Espaço Cultural Risque e Rabisque
Quando: Segunda quinzena de fevereiro de 2026
Onde: Comunidades, assentamentos e distritos de Caucaia e Santa Quitéria (CE)
O que será oferecido em cada cidade:
02 oficinas criativas (fanzine, cartonagem ou livro artesanal)
02 atividades de mediação de leitura
02 sessões de contato de histórias
Público-alvo: Crianças e comunidade loca
Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Política Nacional Aldir Blanc / Edital de Apoio a Livrarias, Editoras e Cebos
